domingo, 19 de junho de 2011

Alternativas ecológicas


Se ser ecológico é a nova forma de habitar o século XXI, os designers que comandam o nosso estilo de vida através dos objectos que consumimos não perdem tempo. Do luxo e do lixo, do essencial ao supérfluo, as palavras de ordem são agora sustentabilidade e reciclagem. Reciclemos pois. Foi com este espírito que dois designers (um bielorusso o outro americano) propuseram um novo "look" para a lata de refrigerantes mais famosa do mundo.
 Assim, Dzmitry Samal, professor da disciplina em Milão, com credenciais dadas em várias feiras internacionais, desenhou The Facet. Uma lata com formas inspiradas em losangos, que perdeu o contorno redondo mas cuja inovação consiste na forma como é fabricada. Dzmitry propõe o fabrico da embalagem da coca-cola ser feita pelo método de extrusão de impacto, um processo pelo qual a chapa de alumínio é pressionada a alta velocidade e com força extrema para um molde. As latas convencionais são feitas através de conformação a frio e o designer sustenta que esta nova fórmula permite uma maior poupança de energia.
 A proposta do americano Harc Lee é uma lata chamada Naked. Tal como o nome indica, Naked é uma embalagem sem pintura e com o logótipo embutido numa superfície monocromática, dispensando assim qualquer tipo de tinta tóxica, o que permite reduzir substancialmente o grau de energia e de poluição necessárias para a sua produção. O resultado é uma lata clara e limpa, vagamente inspirada num formato idêntico ao do Ipod.
 Mexer na tradicional lata de coca-cola sempre foi uma tentação para designers e artistas. Já Andy Warhol tinha sucumbido ao apelo magnético da famosíssima lata vermelha para criar vários objectos de arte. Mas nunca lhe alterou a forma. Agora, estes designers fazem duas propostas que, na boleia de ecologia, levam o seu arrojo criativo ao mexer num dos grandes ícones do século XX. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...